Principais utensílios - Parte I

21/02/2013 13:51

O que seria da cozinha e das receitas, sem os utensílios? Com certeza, NADA!

Ao entrar em uma loja para comprar utensílios para sua cozinha, você irá se deparar com uma infinidade de instrumentos estranhos nas gôndolas, pois é... alguns até bem estranhos, mesmo.

Para que você não perca tempo dentro da loja e nem "quebre a cabeça" tentando imaginar para que serve isto ou aquilo, o Refoga Caseira, traz uma lista para você de alguns utensílios essenciais na cozinha para que você determine o que achará realmente necessário para seu melhor convívio entre os fogões: 

Abridor de latas

Existem dois tipos de abridor. O primeiro, na foto, é o mais conhecido, onde você finca o gancho na extremidade acima da lata rente a borda e fazendo movimentos de corte acaba abrindo a lata por inteira. O segundo ajuda a abrir com mais segurança, latas abertas sem rebarbas e moderno e prático.

Primeiro: À venda na C&C 

Segundo: À venda nas Americanas

 

 

 

 

Batedor de carne

Afina a carne, fazendo com que os temperos absorvam rapidamente.

À venda na Etna

 

 

Coador

Normalmente usado para coar líquidos, como suco (coa os gominhos) e leite (coa a nata)

 

Conchas
Essênciais para servir sopas e caldos. Importante ter vários e de vários tamanhos.

À venda na Camicado

 

 

Descascador de legumes
Se você quer praticidade, terá que ter um desses. Além de serem mais seguros para descascar os legumes, você deixa de desperdiçar, já que o descascador tira a casca bem rente ao legume.

À venda na Doural 

 

 

Escorredor de macarrão
Importantísssimo para quem não tem a espagueteira. Ele escorre o macarrão sem problemas. Ótimo para espaguete.

À venda no Magazine Luiza


Escumadeira

Como já citada em algumas receitas aqui, ela é ótima para escorrer frituras além de auxiliar a fritar alimentos em imersão. Tem como outra função, escorrer alimentos cozidos em líquidos.

À venda nas Americanas

 

Fatiador de alho

Fatias fininhas de alho dão um sabor mais suave e saboroso ao seu prato! Com o fatiador você não fica sofrendo em tentar cortar o alho fininho com a faca e evitar cortes nos dedos.

À venda nas Americanas

 

Fuet e bowls
Fuet serve para mexer deixando a mistura de forma homogênea sem trabalho. Boa para cremes, omeletes (como já citado por aqui), molhos... Bowls: São tigelas e ponto. Quando você for armazenar algum alimento pré-preparado, ou precisar temperar em algum recipiente você terá que utilizar as tigelas. As de inox são ótimas para agregarem sabor ao alimento quando colocadas na geladeira. Já as de vidro também são boas já que não absorvem cor, cheiro e nem sabor de outros alimentos.

À venda nas Americanas

 

Medidores
Este é o nosso preferido. Ajuda a não errar as receitas. Para quem está começando é uma mão na roda.

À venda na Utilplast

 

Peneiras
São importantes para peneirar e coar caldos e fundos, e para afinar farinha e açúcar para os doces. Existe um tipo de peneira chamado chinois, que é o tipo mais sofisticado. Ela parece um cone e é ótima peneirar pois não deixa passar nenhum resíduo por ser bem fininha.

À venda na Preçolandia 

 

Ralador de queijo
Como o nome diz, ideal para ralar queijos. O primeiro, serve para ralar, além do queijo, noz-moscada, nozes, casca de limão… O segundo possui um compartimento que guarda o queijo e não o deixa secar. Mais seguro, porque seus dedinhos estarão sempre intactos.

À venda na Spicy


Tábuas
É importante ter uma tábua para cada tipo de alimento: uma para cortar ou bater carnes, outra para cortar pães e queijos, e outra para cortar frutas e legumes. As tábuas de altileno são melhores que as de madeira pois não criam mofo e não absorvem cheiro e sabor. 

À venda na Tok&Stok

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!