Os ingredientes, nem tão secretos, do bolo!

26/02/2013 20:59

Tudo bem, é bem mais fácil comprar um bolo pronto!

Mas comer um bolo recém-assado, quentinho, fofinho, fresquinho… não tem como comparar.

Então não custa, se atrever a preparar um bolinho de vez em quando, né?

Para que você compreenda melhor, a mágica de preparar um bolo, o Refoga Caseira, decidiu trazer informações sobre os ingredientes básicos de um bolo para auxiliar você quando for se aventurar na confeitaria.

Vamos começar com o santo milagroso que faz o bolo crescer:

O fermento

O fermento usado na preparação de bolos é conhecido como fermento químico (aquele que vem em latinhas).

Este fermento possui em sua composição, bicarbonato de sódio e ácido orgânico. Além disso,  contém amido, que absorve a humidade do ar do ar, mantendo as duas substâncias separadas e secas até o momento de ser utilizado.

Em contato com água ou calor, as substâncias contidas no fermento químico promovem, rapidamente, a liberação de gás carbônico e a formação de dióxido de carbono, produzindo milhares de bolhinhas, e por consequência, fazendo a massa crescer e ficar fofinha.

Como essa química ocorre também em temperatura ambiente, o bolo não deve esperar muito para ir ao forno… Acontece que na temperatura ambiente, a formação das bolhinhas ocorre de forma mais baixa, e por isso, os bolos que demoram muito para assar não crescem, pois a reação já começou a acontecer antes.

Dica especial: Como usamos pouco fermento na preparação de bolos, pode ocorrer do seu fermento vencer. Portanto, faça um teste para verificar se ainda pode usá-lo: Coloque 1 colher de chá do fermento em um copo com água bem quente. Se o fermento borbulhar igual um sal de frutas, está perfeito.

 

Farinha


Sempre utilize a quantidade e o tipo de farinha citado na receita, sendo assim, não há erro e se houver o culpado não foi você!

Antes de usar a farinha, o ideal é sempre peneirar, para que resíduos e grumos fique de fora, e assim não comprometendo o resultado do bolo.

Não é bacana usar farinha que contém fermento em sua composição, pois na hora de fazer a receita você pode ter surpresas desagradáveis já que cada bolo tem sua quantidade certa de fermento a ser usado.

Mantenha sempre a farinha armazenada em local seco e fresco para que o produto não estrague.

 

Ovos

Sempre use os ovos em temperature ambiente, ou seja, retire-os da geladeira e espere que resfriem.

Antes de colococar os ovos na massa, quebre um por vez, e disponha em um bowl. Assim, se o ovo estiver estragado, não compromete o restante da receita já preparada.

 

Açúcar


O açúcar em excesso pode prejudicar o crescimento do bolo. Portanto, sempre use a quantidade citada na receita… nem mais nem menos!

Independente do tipo de açúcar que a receita informa, é super importante peneira o açúcar, assim como a farinha, antes de incluí-la no preparo.

 

Leite ou iogurte


Tanto o leite como o iogurte servem para criar a umidade do bolo… conectar todos os ingredientes em um só e formar uma massa. Portanto, o que a receita pedir, pode usar sem desconfiar.

O que muda é o sabor, então nada de ir substituindo um pelo o outro, não é porque o bolo de chocolate, fica bom usando o leite que também ficará bom com o iogurte. Nada de inventar!

 

Margarina para untar

Na hora de untar a fôrma para assar, o ideal é utilizar a margarina.

Por ser mais cremosa, é mais fácil de espalhar… e quando estamos falando de assar bolo, é bom que a fôrma esteja bem untada. Se o bolo grudar, diga adeus àquele bolo lindo que você ia mostrar para sua mãe!

Fora que a margarina, forma aquela casquinha crocante por fora do bolo, deixando-o douradinho.

 

Não há quem resista a um bolinho!

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!