Lição #6: O ovo pochê

13/02/2013 16:46

E no último dia da semana do OVO, iremos aprender a fazer o ovo pochê, a técnica mais temida de todas!!! Mas você não tem nada a temer... Nós do Refoga Caseira iremos ensinar a fazer este ovinho de um jeito super fácil!

 

O ovo pochê 

 

 

 

O ovo pochê, nada mais é, do que aquele ovo que fica parecendo uma nuvenzinha com a gema dentro bem molinha! Ótimo para comer com torradas!!!

Porém, é a técnica mais assustadora de se fazer ovo. Muitos já tentaram diversas vezes e desistiram... Outros ainda tentam, mas não conseguem concluir o formatinho do ovo pochê! E quem consegue... é sempre questionado como conseguiu!

 

Só que pra você será bem simples! Até porque você já está "craque" em fazer ovos e, além disso, nós do Refoga Caseira iremos te contar um segredinho para se fazer o ovo pochê sem medo e sem erros: O segredinho do plástico filme... rs

Quer saber como é este segredo? Então pode ir pegando aí:

-       Uma panela funda;

-       Um pedaço de plástico filme de mais ou menos 40cmx40cm (não precisa ser a medida exata, tá?);

-       Uma tesoura;

-       Uma escumadeira;

-       Um prato de sopa (ou seja, fundo);

-       Um garfo;

-       Uma faca.

 

Pouca coisa né? E para os ingredientes, você vai precisar de:

-       Água suficiente para cobrir 2 ovos;

-       Azeite (para untar o plástico);

-       1 ovo;

-       2 pitadas de sal;

-       1 pitada de pimenta-do-reino;

-       1 pitada de orégano

 

CHEGOU O MOMENTO ESPERADO:

 

Coloque a água na panela e ligue o fogão. Enquanto a água esquenta, estique o plástico filme no prato de sopa, de modo a afrouxar na parte mais funda do prato, pois é aí que o ovo ficará!

Feito? Agora vamos untar o plástico com o azeite por toda sua extensão.

Pegue um ovo, lave bem e quebre-o despejando aonde você deixou o plástico filme afrouxado. Salpique 1 pitada de sal e 1 pitada de pimenta-do-reino.

Puxe as pontas do plástico filme e dê uma torcida de modo a deixar o ovo quase sem espaço para escapar, como se fosse um embrulhinho (Cuidado para não apertar demais, senão a gema estoura).

Embrulhinho feito, verifique se a água já está fervendo... Se sim, é hora de mergulhar o embrulhinho na panela.

Embrulhinho mergulhado, segure pela ponta dele e dê voltinhas com ele dentro da água (não retire da água por nada nesse mundo!) por 4 minutos.  Com a ajuda de uma tesoura, corte o embrulhinho rente ao ovo e deixe o mesmo escorregar para a água da panela e deixe por mais 1 minuto.

Está pronto!

Retire o ovo com a escumadeira e desligue o fogão. Pode colocar o ovo no prato fundo que você usou, já que o mesmo estará limpo.

Salpique mais 1 pitada de sal e junte 1 pitada de orégano. Agora com a faca, você corta o ovo ao meio e com o garfo você coloca ele na sua boca!

Compreendido?


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!