Lição #2: O omelete

08/02/2013 13:02

O desafio do ovo frito já foi concluído! 

Chegou a vez do omelete! Aprenda a fazer um omelete básico para todos os tipos de acompanhamentos.

Boa sorte!

O omelete 

Agora que você já se aventurou no ovo frito, fez aquela meleca no fogão e.... depois se deliciou com a sua obra-prima, que tal se aprofundar mais neste assunto?

Seu próximo desafio é fazer um OMELETE!

Calma! Não é tão difícil quanto parece. Acredito que a única dificuldade que você terá, será deixar o omelete inteiro até o final do preparo rs.

Então para não se sentir pressionado e ficar com medo de passar vergonha, pratique este desafio quantas vezes for necessário (até você conseguir manter o formato do omelete lindo) antes de convidar alguém para comer com você.

Mas não se preocupe com desperdícios, o formato não modifica em nada o sabor, portanto, se ele ficar parcialmente ou totalmente des


truído, devore mesmo assim!

Agora, se você quer deixar seu omelete inteiro já no primeiro desafio, existe uma panela chamada omeleteira que irá garantir seu formato.  Como esta da Tramontina na foto ao lado. É super baratinha... quer comprar? Clique aqui e veja os lugares onde você poderá encontrar.

Bom, chega de enrolar e vamos para o fogão! Como tudo se começa pelo começo, vamos aprender primeiro a receita de uma omelete básica... Preparado?

Separe aí na sua cozinha:

-       Uma frigideira (ou omeleteira)

-       Um garfo ( ou fuet*)

-       Um recipiente fundo

-       Dois pratos (um para virar o omelete no caso de você não ter uma omeleteira e outro para dispor o omelete)

-       Dois garfos e uma faca (um dos garfos você utilizará no preparo, o outro você já sabe, usa junto com a faca e come o omelete!)

Tudo certinho? Então mãos a obra:

Separe: 2 ovos

1 colher de sopa de manteiga

1 pitada de sal

1 pitada de pimenta-do-reino

2 colheres de sopa de leite (deixa o omelete fofinho)

1 colher de sopa de salsinha picada (opcional)

 

***PARE DE TREMER E LIGA LOGO ESSE FOGÃO:***

 

Quebre os ovos como ensinado na receita do ovo frito, assim que quebrado o primeiro ovo disponha em um prato. Quebre o segundo e despeje no recipiente fundo, para avaliar se o ovo está bom. (No caso de estar ruim você não perde o primeiro ovo, pois não foi misturado ao mesmo). O segundo ovo está bom? Então beleza, pode colocar ele no prato junto com o primeiro.

Pegue um garfo e faça movimentos circulares, como se você estivesse brincando com um bate beg, até a clara se misturar totalmente com a gema.

Agora coloque o leite, o sal, a pimenta-do-reino e salsinha e mexa bem.

Unte bem a frigideira (lá no Saiba mais já expliquei o que é untar) com a manteiga e o que sobrar deixe no fundo dela. Ligue o fogão e veja a mágica da manteiga derretendo... assim que a manteiga derretida estiver bem quentinha, pegue a mistura de ovos e despeje sobre ela (Se você deixou a manteiga esquentar até ficar marrom, jogue fora e repita o procedimento, pois você conseguiu queimar a manteiga!)

Com um garfo, vá empurrando as bordinhas do omelete. Você verá que a batida de ovo cru irá para a bordinha assim que você empurrar, e com isso você estará permitindo o cozimento total do omelete.

Agora chegou a parte do desafio: Assim, que não houver mais aquela consistência líquida da batida de ovo, desligue o fogo (para você não se queimar), pegue um prato e vire ele de cabeça para baixo tampando a frigideira, segure o prato com uma mão e o “braço”da frigideira com a outra) e vire bem rápido a frigideira, deixando o prato na posição certa. Conseguiu?!?

Bom agora deslize o omelete de volta para a frigideira, ligue o fogão novamente, e  deixe cozinhar do outro lado por 1 minutinho. Desligue o fogão.

Agora já pode colocar essa delícia no prato e mandar ver...

 

Observação: No caso da omeleteira, você não vai precisar pegar o prato e fazer todo aquele malabarismo que citei acima, apenas vire a frigideira e tudo certo!

*O que seria um fuet? Fuet, é um utensílio doméstico como estes da fotinha ao lado:

 

 

 

 

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!