Lição #9: O arroz à grega tradicional

16/02/2013 23:36

Quando o assunto é arroz, podemos afirmar que você pode usar e abusar da criatividade para requintá-lo. Porém, existem alguns tipos de preparo do arroz que são bem conhecidos entre as pessoas, como por exemplo o arroz à grega. Mostre para todos que você está por dentro do assunto, e aprenda a preparar o tradicional!

O arroz à grega 

Trata-se de um arroz ótimo para acompanhar assados. Como você já aprendeu a fazer o arroz simples e o arroz de forno vai ser moleza!

Empolgado? Então vamos lá:

 

Para realização deste você irá precisar:


- 3 panelas (pouco fundas) - uma para fazer arroz, outra para refogar, outra para cozinhar;

- 1 escorredor de arroz (para lavar e escorrer o arroz);

- 1 chaleira para ferver a água;

- 1 ralador

- 1 faca;

- 1 abridor de latas;

- 1 pegador de inox;

- 1 descascador de legumes;

- 1 colher de pau ou de silicone (essas colheres não estragam a anti-aderência da panela);

- 1 travessa (para dispor o arroz);

- 1 tábua de corte;

- Talheres e pratos para a refeição.

Ingredientes:

Arroz branco:

3 xícaras de chá de arroz lavado e escorrido;

6 xícaras de água;

3 colheres de sobremesa de sal;

1 cebola ralada;

3 colheres de sopa de óleo de milho ou azeite extravirgem;

Para o refogado à grega:

2 cenouras;

1 pimentão verde;

1 pimentão vermelho;

1 lata de milho verde em conserva;

1 lata de ervilha em conserva;

1 xícara de chá de uvas passas;

2 colheres de sopa de manteiga;

Água suficiente para cobrir os legumes na hora de cozinhar.

 

Chegou a sua vez! Corre pro fogão:

Prepare o arroz, conforme a receita do Arroz Simples Branco(RECORDANDO: coloque o óleo, deixe esquentar, junte a cebola ralada e quando ficar quase dourada acrescente o arroz e o sal, frite até o arroz absorver bem a gordura e estiver bem soltinho, coloque a água fervente, mexa bem e deixe ferver por 10 minutos. Depois coloque a tampa, abaixe o fogo e deixe por mais 10 minutos. Quando a água secar, solte os grão com o garfo e PLIN! Está pronto! Recordou?)

 

Descasque as cenouras (se não tiver um descascador, pode utilizar uma faca de serra comum. Para descascar com uma faca comum, apoie a cenoura na tábua de corte meia inclinada e segure com uma mão. Com a outra mão, pegue a faca e no sentido da serra vá passando por toda a extensão da cenoura como se estivesse ralando. Essa técnica tirará toda a casca da cenoura. Depois de tirar a casca, passe a cenoura sobre a água para limpar.) e corte em pedaços.

Coloque as cenoura em pedaços em uma das panelas, acrescente água até cobrir todo o legume e leve ao fogo para cozinhá-las por aproximadamente 15 ou 20 minutos. (dentro deste período, espete um garfo para conferir se o legume está macio). Aós cozinhar, desligue o fogão escorra a água e com um pegador retire os pedaços e disponha na tábua de corte.

Na tábua de corte, pique a cenoura, o pimentão verde e o pimentão vermelho em cubinhos bem pequenos. Abra as latas de milho e de ervilha e escorra-as.

Coloque a outra outra panela no fogo e acrescente a manteiga. Quando estiver derretendo, coloque a cenoura, o milho, os pimentões, a ervilha, as uvas-passas e refogue por 3 minutos.

Em uma travessa, coloque o arroz cozido e, por cima, coloque o refogado de legumes. Misture bem todos os legumes com o arroz e sirva!

 

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!