Lição #7: O arroz branco simples

14/02/2013 22:36

Até que enfim! Chegou o dia tão esperado para se aprender a fazer arroz. Este é o primeiro passo para começar a criar menus para seu dia-a-dia.

Vamos em frente!

 

O arroz branco simples 


Arroz branco simples é bom com feijão, é bom com bifinho, é bom com estrogonofe, é bom com frango xadrez, é bom com picadinho, é bom com carne-moída, é bom com legumes salteados, é bom com carne assada, é bom com frango assado, é bom com peru, é bom com.... Enfim, é bom com TUDO!

E para você aprender a fazer tudo, antes precisa aprender a fazer o arroz, certo?

Então chegou a hora de colocar o fogão pra funcionar... Ok?

Para fazer o arroz você irá precisar de:

- Uma panela (nem muito funda, nem muito rasa) com tampa;

- Um escorredor de arroz (Como esse da foto à direita da Euro Home, para lavar o arroz, caso não tenha pode usar uma peneira grande);

- Uma colher de pau (se não tiver, pode ser de inox mesmo);

- Uma chaleira (para ferver a água);

- Uma xícara de chá (para usar como medição);

- Uma travessa (para colocar o arroz pronto);

- Talheres e prato para comer.

Ingredientes para 2 porções:

- 1 xícara de chá de arroz (antes selecione os grãos, pois podem conter pedrinhas);

- 1 cebola pequena ralada;

- 2 xícaras de chá de água (a medida de água sempre será o dobro da medida de arroz); 

- 1 colher de sopa de óleo de milho ou azeite extravirgem;

- 1 colher de sobremesa de sal


PREPARANDO:

Coloque o arroz no escorredor de arroz (ou na peineira) e, embaixo da torneira da pia, lave bem.  Deixe a água caindo no arroz, pegue porções com uma mão e vá esfregando e apertando ao mesmo tempo. Você verá que sairá um líquido bem leitoso, repita o processo até a água que estiver saindo ficar quase transparente.

Deixe o arroz escorrer bem.

Na chaleira, acrescente a água e leve ao fogo para ferver. 

Coloque a panela (onde o arroz será feito) no fogão e ligue o fogo. Coloque o óleo (ou azeite) e deixe esquentar, depois junte a cebola. Quando a cebola começar a dourar, coloque o arroz. Com a colher de pau misture bem, coloque o sal e misture novamente. Vá mexendo o arroz por uns 2 minutinhos para que ele frite bem. (DEIXAR O ARROZ FRITAR BEM, EVITA QUE ELE FIQUE EMPAPADO), Você perceberá que cada grão de arroz envolveu a gordura e, assim, não gruda nos outros grãos. 

Verifique se a água da chaleira já está fervendo, desligue o fogo e coloque a água na panela onde está o arroz. Mexa bem, e deixe ferver por 10 minutos. Coloque a tampa e abaixe o fogo (gire o botão do fogão sentido anti-horário até a chama diminuir de tamanho). Aguarde mais uns 10 ou 12 minutos e verifique se a água já secou. Caso positivo, desligue o fogo abra a tampa e com um garfo vá soltando os grãos delicadamente.

Seu arroz está pronto. E aproveitando que você já aprendeu a fazer ovo frito, faz um rapidinho e come com o arroz que fica uma delícia!

Pronto, seu primeiro cardápio internacional! COMIDA RUSSA: "Roscovo" rsrsrs

 

 

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!