Lição #122: A mandioca frita

15/08/2013 18:22

 

A mandioca frita 

Quem resiste a uma mandioca frita acompanhada de cervejinha no boteco com os amigos, levanta a mão! 

Pois é, são pouquissímos o que se abdicam deste delicioso aperitivo que é servido em bares e botecos por todo o país, e também muito utilizado como substituição da batata frita em algumas refeições.

Mas como nem tudo que reluz é ouro, precisamos informar que apenas 5 palitinhos de mandioca frita contém 183 calorias!!!

E assim como dissemos na receita da batata frita, as calorias são as que menos preocupam perto do fato de ser FRITURA. Acontece que as frituras podem promover a formação de gordura trans - responsável por causar doenças cardiovasculares - e também a formação de acroleína que é altamente cancerígena. Além disso, a fritura causa a famosa "pancinha" (acúmulo de gordura abdominal) e sintomas como cansaço, mal estar, falta de energia, dores de cabeça, e outros.

Mas tenham calma! Não precisamos extinguir a mandioca frita das nossas vidas... Os problemas citados acima só ocorrem no caso de você abusar das frituras, ou seja, tá liberado os 5 palitinhos de vez em quando, rs.

 

Para esta preparação, separe na cozinha: 1 faca / 1 garfo / 1 caldeirão ou panela de pressão / 1 panela média / 1 peneira / 1 escumadeira / 1 travessa / Papel-toalha / 1 tábua de cortar legumes 

 

Ingredientes:

1kg de mandioca;

Óleo vegetal o suficiente (dê preferência ao óleo de canola;

Algumas pitadinhas de sal.

 ******

Descasque a mandioca com cuidado.

***Existem embalagens de mandioca descascadas embaladas à vácuo à venda nos grandes supermercado, esta pode ser uma boa opção para você que ainda tem receio de manusear a faca, porém o preço sobe um pouquinho.***

Deite a mandioca sobre a tábua de legumes e corte pedaços de 7 ou 8 cm de comprimento. Depois coloque cada pedaço apoiado na tábua pela base cortada e corte em 4 pedaços, como se desenhasse uma cruz.

Lave os pedaços de mandioca em água corrente, escorra e reserve.

Coloque as mandiocas no caldeirão ou na panela de pressão, salpique um pouco de sal e cubra com água. 
No caso do caldeirão: Leve ao fogo, espere ferver e deixe cozinhar entre 10 e 15 minutos com a panela tampada. Espete depois com o garfo para verificar o ponto do cozimento.
No caso da panela de pressão: Leve ao fogo, espere iniciar a pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar entre 8 e 10 minutos. Espere a pressão sair naturalmente e verifique o cozimento espetando o garfo.

Nos dois casos, se não estiver macio é só deixar mais um pouco no fogo e ir verificando o ponto do cozimento. Não existe um tempo certo, porque o cozimento irá depender da qualidade da mandioca.

Mandiocas cozidas, escorra-as com o auxílio da peneira e deixe esfriar. Sim, é até ficar fria mesmo!!!

O próximo passo é colocar o óleo vegetal (quantidade ideal para cobrir a altura das mandiocas) na panela e levar ao fogo para aquecer bem. Depois, vá colocando alguns pedaços de mandioca e frite até que fiquem dourados. Retire-as com a escumadeira e coloque em uma travessa coberta com papel-toalha para absorver um pouco do óleo. Repita o processo com as outras mandiocas.

Experimente um pedaço e verifique a necessidade de colocar mais sal.

Está pronto!


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!