Lição #12: A batata frita

20/02/2013 16:18

Tudo bem, tudo bem... Sabemos que não é um bom exemplo colocarmos uma receita que não é saudável para que você aprenda. Mas quem resiste a batatas fritas???

A batata frita 

Ninguém vai morrer se tiver uma alimentação balanceada e comer uma batatinha frita de vez em quando.

Mas antes de se deliciar e lamber os dedos, saiba que 12 palitinhos de batata frita contém 155 calorias!!! Isso mesmo, por isso é super importante ter uma alimentação bastante equilibrada por trás deste desejo, para que um dia em alguma situação você possa dar uma beliscadinha em alguns palitinhos de batata frita.

Daí você nos fala: "Não tô nem aí pra calorias!"

E nós teremos que responder: "A caloria não é nem metade do problema!  O problema é que dessas 155 calorias, 57% são pura gordura (grande parte saturada e trans), 37% são carboidratos e apenas 6% são proteínas." Digeriu a informação?

Viu o que seu corpo aguenta em troca de seus prazeres?!? 

Mas não se desespere... a batata frita também contém sais minerais como fósforo, magnésio, cálcio e potássio. Então não é de todo mal comer alguns palitinhos... mas só alguns, hein?

 

Para as batatas fritas você irá precisar de:

- Uma frigideira funda ou, se você tiver, uma fritadeira;

- Um coador de inox para fritura;

- Um prato;

- Um escorredor;

- Bastante folhas de papel toalha;

- Uma bacia pequena;

- Uma faca;

- Um descascador de legumes;

- Um pegador;

- Uma travessa para colocar as batatas prontas.

 

Existem diversos tipos de receita para batata frita, mas nós doRefoga Caseira queremos que você se surpreenda com esta que escolhemos... então pegue os ingredientes:

Quantas batatas asterix você quiser (lembre-se das calorias!!!);

Óleo de soja (mais ou menos umas 3 xícaras de chá);

1 pitada de sal;

2 xícaras de chá de água gelada;

1 xícara de chá de cachaça;

Gelos, se necessário.

 

Com o descascador, descasque as batatas (se você não tiver um, pode utilizar a faca - com a faca você tem q cortar a casca bem rente a batata).

Depois corte-as em palitinhos (não precisam ser muito finos). Com o escorredor, lave os palitinhos em água corrente até a água leitosa ficar mais límpida (estaremos retirando parte do amido da batata).

Lavados os palitinhos, seque bem com papel toalha. Coloque os palitinhos na bacia com a água gelada e a cachaça por 2 horas. No decorrer deste tempo, pode colocar gelo para manter a temperatura da água fria.

Passado 2 horas, seque novamente os palitinhos com o papel toalha, mas seque muito bem desta vez.( (Muito importante secar bem mesmo, senão você irá fazer uma "caca"quando colocar no óleo, nem queira ver!)

Coloque o óleo na frigideira e deixe mais ou menos por 6 minutos até esquentar bem. Coloque uma porção de batatas no coador de inox e mergulhe na frigideira. Deixe as batatas fritarem por aproximadamente 4 minutos, ou até elas ficarem douradas. Retire o coador e coloque os palitinhos em uma travessa, com papel-toalha para absorver o excesso de óleo. Repita a operação até acabarem as batatas.

Salpique um pouquinho de sal e pode partir pro abraço.

 

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!