Sobre o Detox!

16/01/2014 15:43

Antes de falar sobre o DETOX, queremos deixar claro que dieta nem sempre significa emagrecer! 

A palavra Dieta significa hábitos alimentares individuais e também pode significar estilo de vida. 

No mundo inteiro você pode encontrar diversos tipos diferentes de dietas, como: dietas vegetarianas, dietas para manter a saúde em bom estado, dietas para combater a hipertensão arterial, dietas para controlar diabetes, dietas de baixa caloria (para emagrecer!), etc. Entre estas dietas existe uma chamada DETOX.

A dieta DETOX surgiu com o objetivo de limpar o organismo (desintoxicá-lo), nutrir o corpo sem sacrifícios, aumentar a disposição e proteger a sua imudidade. Detoxificando o organismo, os órgãos afetados se purificam, trabalham melhor, e surge a diminuição de medidas. Mas, emagrecer não é o objetivo desta dieta e sim, uma consequência direta.

O Detox é recomendável para todos aqueles que abusaram da bebida, das comidas calóricas e das guloseimas em alguma festa, ou até mesmo nos finais de semana. Isto porque o consumo de doces, de comidas gordurosas e do álcool estimulam a produção de toxinas. Estas toxinas alteram o pH do organismo deixando-o ácido, se acumulam no tecido adiposo tornando o corpo propenso ao acúmulo de gorduras.

É importante saber que quando você decidir seguir uma dieta DETOX, automaticamente você terá que deixar de consumir café, álcool, frituras, shoyu, alimentos refinados (como o arroz branco), leite de soja, tofu, carne vermelha, açúcar (inclusive adoçantes e açúcar mascavo), leite e derivados (manteiga, margarina e queijos), alimentos com glúten e alimentos industrializados (como os enlatados e os temperos prontos). Caso contrário, seu organismo não sofrerá o efeito desejado.

A boa notícia, é de que é possível limpar o organismo com esta dieta em 1 ou 2 dias, e se preferir, podendo-se estender até 1 semana. O importante é nos dois primeiros dias abusar dos líquidos como água, sucos, chás e sopas que possuem efeito diurético e favorecem na eliminação das toxinas através da urina! E a partir do terceiro dia incluir os alimentos sólidos, podendo-se consumir leite, peixes e filés de frango (grelhados), legumes e verduras.

Outro ponto importante, no caso de desejar fazer a dieta por até dois dias, é considerar que o ideal é deixar de consumir todos os alimentos restritos na dieta (relacionados no texto acima em negrito) por até 5 dias, já contando os dois dias de dieta. Por exemplo, se você começar a fazer a dieta em uma segunda-feira e segui-la até terça-feira, todos os alimentos restritos poderão ser consumidos à partir do próximo sábado. Ou seja, na quarta-feira nada de fritar ovo e se lambuzar com brigadeiro de colher!

Em resumo, a dieta DETOX é baseada em alimentos que mantém a hidratação do corpo, que possuem ação antioxidante evitando o envelhecimento precoce, limpa o organismo, promove bem-estar e a sensação de saciedade e deixa o corpo mais bonito.

Devido a densidade calórica da dieta ser extremamente baixa, a atividade física durante sua prática não é recomendada.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!