10 razões para escolher o brócolis

02/09/2013 19:02

Conhecido como o terror da criançada e de alguns adultos, o brócolis precisa de um advogado ao seu favor para explicar e comprovar o quão nutritivo ele é!

Com a criança acredito que brincar que ela é um gigante que se alimenta de mini-árvores para continuar a crescer, faça algum efeito... e a criança comece a experimentar e a ingerir este vegetal de alguma forma! 

Já com os adultos, brincar não adianta. Então vamos falar sério! Veja 10 motivos para você começar a aderir, mesmo que forçadamente, o brócolis em sua dieta:

 

1. Rico em vitamina C, 100g de brócolis contém mais da metade da recomendação diária de ingestão desta vitamina que reforça as defesas do organismo. A vitamina C é importante para a formação de colágeno que tem por objetivo impedir a deformação dos tecidos, diminuindo a flacidez;

2. Possui efeito antioxidante que barra a ação dos radicais livres (que auxiliam na diminuição da memória provocada pelo envelhecimento e o câncer);

3. Fonte de cálcio: 1 xícara de chá de brócolis contém 130mg de cálcio. O cálcio é responsável por manter ossos e dentes fortes, e tem papel fundamental na produção da proteína troponina que regula a contração muscular.

4. Ajuda no combate de diabetes e colesterol, pois as fibras contidas no brócolis faz com que a absorção de glicose  de outros alimentos, seja mais lenta. Evitando assim, picos de insulina no sangue após a refeição. E, devido ao elevado teor de fibras, este vegetal aumenta a saciedade, diminui a absorção de gorduras no intestino (pois reduz os níveis séricos de colesterol e triglicerídeos) e reduz os índices de câncer de cólon. Além disso, as fibras combatem a prisão de ventre.

5. Rico em ácidos fólicos e pantotêunico. O ácido fólico combate a anemia e é fundamental na formação celular normal e na formação das células hemácias, enquanto o pantotêunico não permite que você perca muita energia durante o dia, pois age na regulamentação do processo de fornecimento de energia ao corpo.

6. O brócolis é a hortaliça com maior concentração de ferro comparada ao restante das outras hortaliças. O ferro é um nutriente essencial para a síntese das células vermelhas do sangue, responsáveis pelo transporte de oxigênio para todas as células do corpo. 

7. Possui betacaroteno, zinco e selênio que fortalece o sistema imune. Além de conter também luteína e zeaxantina - carotenoides antioxidantes que auxiliam na prevenção de doenças relacionadas ao envelhecimento como a degeneração macular dos olhos. O brócolis também possui efeitos analgésicos, anticoagulantes e anti-inflamatórios.

8. Contém glicosinolatos (protetor de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer, como próstata e mama, e diminui a quantidade circulante no sangue de estrongênio). Os glicosinolatos são compostos ricos em enxofre e apresentam efeito protetor pela atuação na desintoxicação do fígado.

9. Em resumo: previne a osteoporose, doenças cardíacas, infartos, úlceras, gastrites, mutações malignas nas células e resfriados -  diminui a incidência do câncer de cólon, das mamas, da próstata, dos pulmões, do esôfago, da laringe e da bexiga - diminui o nível de progesterona no homem - Regula a pressão sanguínea - Auxilia na formação do feto - Melhora a imunidade - É calmante - Purifica o sangue - É diurético - Combate inflamações;

10. E para os amantes de poucas calorias: 100g de brócolis contém 36 calorias.

 

E aí? Vai encarar o brócolis, agora?!? Rs...


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!